O uso do KPI no agronegócio

O uso do KPI no agronegócio

O KPI, cuja sigla vem da expressão em inglês, Key Performance Indicator, pode ser utilizado para identificar onde estão as chaves de desenvolvimento de um negócio. Desta forma, realizar a medição dos processos que envolvem o agronegócio contribui para o alcance de novos objetivos e maior fluidez. É possível utilizar vários KPIs para medir como anda a saúde do agronegócio. Com o uso dos KPIs e a contabilidade financeira em dia, aumentam-se as chances de rentabilidade e lucro maiores.

Planejamento estratégico e objetivos do agronegócio

Para fazer o uso de vários medidores de desempenho, é necessário que o negócio possua um planejamento estratégico definido e também os objetivos de forma clara. Após isso é possível aplicar os KPIs com efetividade, pois eles estarão voltados para o monitoramento de resultados. Com a análise dos KPIs e da contabilidade, o empresário saberá onde investir mais o seu dinheiro e também, mudar alguma estratégia.

Os KPIs ajudam a atingir metas diferentes. Com eles dá para se avaliar, por exemplo, o nível de produção de um determinado produto por hora, mês, entre outros.

Tipos de KPI no agronegócio

  • Semáforo: trabalha com métrica de sinalização. Ele fornece identificações (sinais), conforme as cores verde, amarelo e vermelho, informando como anda cada um dos indicadores. Isso ajuda a obter-se uma análise mais precisa na hora de estabelecer prioridades.
  • Georreferenciamento: realiza o mapeamento das coordenadas geográficas (altitude, latitude e longitude) para conhecer com precisão a superfície da terra. Essa captação pode ocorrer instantaneamente com o uso de GPS ou de forma estática, com coordenadas atribuídas previamente a endereços convencionais, exibidos em mapas geográficos. Além isso, esse medidor analisa as vendas, dados dos clientes na região e a logística de consumo e de entrega.
  • Tabela de indicadores: é uma tabela que inclui indicadores-chave de desempenho e as suas respectivas metas. Com essa tabela, avalia-se o desempenho em função do objetivo definido a partir de um nível superior de objetivos estabelecidos, que se desmembra em outros objetivos menores.
  • Cubo de dados: faz praticamente a mesma coisa que a tabela de indicadores. Porém, apresenta os dados de maneira dinâmica, com relatórios que oferecem mais de uma dimensão de informações. Isso facilita o cruzamento de dados para análise. O cubo analisa dados diferentes de maneira combinada, permitindo maior precisão, diferentemente da tabela.
  • Cockpit empresarial: também conhecido como cabine do piloto, é o KPI que oferece informações sobre a eficiência do negócio. O desempenho é avaliado com base na eficiência, eficácia e efetividade. Na eficiência confere-se a relação entre os produtos ou serviços gerados com os insumos utilizados. Na eficácia avalia-se a quantidade e a qualidade de produtos e serviços que são entregues ao consumidor. E, por último, na efetividade, considera-se os impactos que são gerados pelos produtos, serviços e processos ou projetos.
  • Dashboards: são painéis de controle. Através destes painéis, são apresentadas as informações mais relevantes sobre o projeto, de maneira intuitiva e de fácil acesso. Os dashboards reúnem diferentes itens com diferentes análises. Este KPI oferece interatividade e pode ter informações por meio de planilhas, elementos gráficos e relatórios.

Contabilidade em dia

Não basta apenas ter um planejamento estratégico e fazer o uso de KPIs, se a contabilidade do agronegócio não estiver precisa. A contabilidade, quando bem elaborada e planejada, funciona como um medidor financeiro essencial para ajudar o empresário na tomada de decisões. Pois, ele saberá exatamente quanto poderá investir, sem gastar mais do que recebe.

Quer melhorar a sua contabilidade? Solicite o nosso contato por meio do formulário abaixo.

    Nome*

    Email*

    Telefone*

    Melhor horário para contato:

    Deixar um comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.