Empreendedores rurais apostam na Agricultura 4.0

Empreendedores rurais apostam na Agricultura 4.0

Conhecida como um conjunto de tecnologias digitais derivadas a partir de softwares, sistemas e equipamentos, a Agricultura 4.0 é uma opção vantajosa para o empreendedor rural. Ela propicia rapidez no processo da cadeia produtiva nas suas mais variadas etapas, desde o momento de plantio até a colheita. As informações e dados recebidos em tempo real no agronegócio facilitam a tomada de decisões. Logo, utilizar a Agricultura 4.0 tornou-se um bom negócio aliado ao planejamento contábil eficiente.

Principais vantagens da Agricultura 4.0

A Agricultura 4.0 torna os processos mais eficientes. O empreendedor rural economiza tempo e dinheiro. A modalidade da agricultura digital combina tecnologia da informação e outras inovações que contam com a coleta de dados em tempo real, dispensando a forma manual. Além disso, o monitoramento das operações das máquinas de perto garantem maior segurança na produção.

A agilidade está associada a produtividade da empresa, quanto mais produz, mais ágil é o processo de produção. Entretanto, um fator que contribui é a tomada de decisões corretas e direcionadas para cada parte específica do campo. A tecnologia também permite promover a sustentabilidade. Por meio da tecnologia, descobre-se com precisão as áreas da lavoura mais atingidas por pragas. Desta forma, o produtor rural pode aplicar os defensivos agrícolas somente onde realmente é necessário.

Como colocar em prática?

Inovar na produção rural pode ser um processo realizado de forma gradativa. Considerando que já existem diversos equipamentos que entregam maior qualidade atualmente.

No mercado, já estão disponíveis sensores que são utilizados para detectar temperatura, umidade, irrigação, salinidade e até mesmo o desenvolvimento de plantas. Além disso, temos o sistema de posicionamento global via satélite, conhecido também como GPS. Ele pode ser útil nas máquinas que contam com o piloto automático. Tendo em vista que isso pode otimizar o trabalho dos produtores rurais em grandes propriedades.

O uso da impressora 3D é uma tendência que tem ganhado espaço no mercado. Especialmente no agronegócio, utiliza-se essa ferramenta para imprimir peças de reposição para o maquinário, ferramentas para o campo, próteses animais, entre outros. Além disso, a escolha do software adequado ajuda no aumento do lucro. Pois, ele também pode contribuir com a produção, facilitando a análise de informações e realizando o gerenciamento das atividades.

Inovar no agronegócio tem sido cada vez mais necessário. Logo, estar com a contabilidade em dia, propicia ao empreendedor rural planejar-se para investir em tecnologia e aumentar os lucros.

    Nome*

    Email*

    Telefone*

    Melhor horário para contato:

    Deixar um comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.