Balanço patrimonial é um relatório contábil no qual registra dados do seu patrimônio e situação financeira. Ele funciona basicamente como um “check up” do resultado de todos os movimentos financeiros por um determinado período, geralmente 12 meses. O objetivo é avaliar e detectar se a sua empresa está em um momento para investir, inovar ou cortar gastos. Afinal, como saberá se está indo tudo bem sem este tipo de registro?
Balanço contábil, balanço patrimonial ou representado pela sigla “BP”, é a principal demonstração financeira da empresa. Inclusive, grande parcela dos empreendedores, por desconhecimento, deixam de aproveitar as suas vantagens e usar os números ao seu favor, ignorando a sua importância. E, para que o BP apresente um resultado fiel ao empresário é fundamental que a documentação do fluxo financeiro esteja precisa e organizada.
A ideia da balança
O BP traz também uma ideia de “balança”. Já que na prática representa os bens e direitos da empresa de um lado e, de outro, as obrigações. Ou seja, a composição dele é feita por três principais informações: ativos, passivos e patrimônio líquido. Os ativos e passivos estão no lado esquerdo com os bens, direitos da empresa e obrigações, e o patrimônio líquido no lado direito, com relativos deveres.
BP e DRE
Além de ser um dos documentos mais importantes para a gestão financeira, o BP é realizado junto com o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Dessa forma, os dois relatórios contábeis juntos são essenciais para avaliar a condição econômica da empresa. Pois eles mostram a viabilidade e resultados do negócio referente a um determinado período, o que ajuda a planejar melhor as decisões estratégicas.