O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a gestão adequada das receitas e despesas de um negócio. Quando não há um controle dos movimentos de caixa, o negócio pode vir a fechar. Logo, o controle do caixa é um dos segredos para administrar bem o negócio. E, a melhor forma de fazer esse controle é através do fluxo de caixa, preenchendo a planilha diariamente, anotando todas as entradas e saídas.
Vantagens do uso da planilha de controle do fluxo de caixa
A planilha para controle do fluxo de caixa oferece resultados efetivos, desde que esteja sempre atualizada. Além disso, atualmente existem aplicativos e softwares que organizam os dados e geram a planilha de forma automática. Isso facilita o trabalho de quem não gosta muito de trabalhar com planilhas ou não tem muita familiaridade. Entre as principais vantagens, destacamos:
- Ajuda na tomada de decisões financeiras acertadas;
- Fornece informações reais sobre receitas e despesas;
- Ajuda a identificar a necessidade de investir ou cortar despesas, por exemplo.
Além de informar as transações anotadas, o empresário deve guardar todos os comprovantes por pelo menos cinco anos. Como exemplo de documentos comprobatórios: notas fiscais, comprovantes de transação com cartão de crédito ou débito, recibos de pagamentos, cheques, comprovantes de pagamento de impostos e relatório mensal das receitas brutas.
Caso você ainda não utiliza o fluxo de caixa, é hora de iniciar imediatamente, pois os benefícios são vários, além de proteger a saúde financeira do seu negócio. Conte com a Knap!