O planejamento de safra ajuda a melhorar o plantio e aumentar a rentabilidade. Além disso, auxilia na determinação de margens de risco, calcula a média estimada de lucro e projeta custos envolvidos no desenvolvimento de uma plantação. Ele deve ocorrer quando for organizar os detalhes para iniciar uma nova safra. Também precisa sujeitar esse planejamento considerando possíveis erros e acertos, que visam a sustentabilidade no plantio e aumento da renda.
O período de análise deve compreender 12 meses, contemplando o ciclo produtivo das principais atividades da propriedade. Deve-se anotar em planilha tudo aquilo que é corriqueiro, como por exemplo: análise do solo, tamanho da área, período de cultivo, manutenção de maquinário, mão-de-obra, aquisição de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, defensivos), entre outros.
O planejamento de safra deve estar relacionado ao planejamento financeiro e ao estoque. Também é preciso ter como ponto de partida os custos de produção. Na Knap, nossa equipe realiza um planejamento de safra que vai além da atenção ao período de plantio e de colheita. Esse serviço é muito indicado para clientes que buscam visualizar previsões de resultados futuros. Conte com a Knap!