Os indicadores financeiros de uma empresa obtém-se pelo cálculo dos dados nos demonstrativos de resultados do agronegócio. Por meio de uma análise detalhada sobre a performance organizacional e tomada de decisão eles auxiliam o empreendimento. Por isso, os indicadores financeiros também são fundamentais para um controle preciso sobre fluxo de finanças.
A utilização dos indicadores promove a facilidade de entender a situação de uma organização. Dessa forma, é possível criar estratégias e definir planos de ação para melhorar os resultados a longo prazo.
A gestão financeira segmenta-se em várias partes que caminham em conjunto. Como exemplo temos os índices, que proporcionam o conhecimento sobre os principais aspectos financeiros das empresas. Além disso, pode-se fazer uso da gestão de indicadores de desempenho, que são indispensáveis.
As categorias principais dos indicadores financeiros
As principais categorias de indicadores financeiros podem indicar liquidez, estrutura de capital e endividamento, lucratividade e rentabilidade, valor de mercado e atividade em determinados períodos. Sendo assim, os indicadores podem ser de:
- – Liquidez: auxilia no cumprimento de obrigações a curto prazo;
- – Estrutura de Capital e Endividamento: investimento ou dívidas que a longo prazo podem gerar lucro;
- – Lucratividade e Rentabilidade: determinação do lucro da empresa em relação ao patrimônio;
- – Valor de Mercado: o valor da empresa é avaliado de acordo com o preço da ação;
- – Atividade: análise do período de conversão das contas em vendas ou entradas e saídas de caixa.
A correta aplicação dos indicadores financeiros contribui para a identificação de uma possível melhoria nos negócios ou se deve permanecer com os resultados atuais. Ou seja, ter os indicadores financeiros como método de estratégia ajuda a compreender a situação atual ou caminhar para novos horizontes.
Indicadores financeiros na empresa
As possibilidades proporcionadas são diversas e podem filtrar o necessário ao gerar uma especificidade na gestão financeira. Por meio dos indicadores financeiros você terá clareza quanto ao fluxo de caixa, resultado operacional de caixa, geração de caixa, resultado operacional, resultado líquido, ponto de equilíbrio, retorno sobre investimentos, valor da empresa e até mesmo o controle orçamentário.
As vantagens dos indicadores não param, por isso, conheça mais por meio da Knap e seja um empreendedor satisfeito com o controle financeiro da sua empresa. Solicite nosso contato!