A Margem Bruta no agronegócio é o resultado da Renda Bruta (venda da produção) obtida na atividade agropecuária menos o Custo Operacional Efetivo (COE). Ela leva em consideração o período de um ano na análise. Saber realizar esse cálculo de forma correta ajuda o empresário a entender como está sendo seu lucro e se de fato está tendo lucro. Por isso, estar com a contabilidade em dia e fazer os cálculos corretamente é essencial para o sucesso dos negócios.
Para calcular a margem bruta é necessário conhecer o COE e a renda bruta, que é a soma de todas as receitas obtidas na atividade. E o COE é toda a despesa para conseguir essa subtração.
Atenção! Se a Margem Bruta for negativa, significa que a atividade está sendo antieconômica. Ou seja, a atividade está sendo inviável no curto, médio e longo prazo e o produtor está pagando para produzir. Se a Margem Bruta é igual a zero é preciso ficar em alerta. Nesta situação, apesar de pagar o custo operacional efetivo, não está pagando nenhum custo de depreciação, mão de obra familiar e custo de oportunidade. Sendo assim, a atividade pode ser inviável no médio prazo, se não houver ações corretivas. Mas, se a Margem Bruta for positiva, pelo menos no curto prazo a atividade está sendo viável. Mas ainda é necessário observar os outros indicadores de margem líquida e do lucro.